domingo, 17 de março de 2013

HOME OFFICE

Li no jornal correio da Bahia hoje, uma matéria sobre "Home Office". Lembrei então de alguns anos atrás, enquanto ainda cursava Faculdade de administração o quanto usávamos este termo. 
A tradução do termo todos sabem que significa "escritório em casa", ok então! Mas afinal de contas o que seria mesmo? Home Office, também conhecido pela sigla SOHO (Small Office and Home Office) que significa escritório em casa,  é normalmente usado por trabalhadores independentes, além disso algumas empresas possui este sistema de trabalho quando os funcionários não precisam ou não podem trabalhar no escritório.O trabalho é desenvolvido em um espaço desenvolvido dentro do ambiente doméstico. Este conceito empresarial vem crescendo muito, só aqui no brasil cerca de 12 milhões de pessoas trabalham em casa em atividades que utilizam tecnologia. O número de micro e pequenas empresas que começam seus negócios em casa tem sido cada vez maior, transformando os home offices em alavancas do setor empresarial e da economia. O fato do crescimento do home office ocorre também devido ao fato de muitas empresas acreditarem que o profissional consegue ter mais foco no trabalho em casa, além de não perder tempo de deslocamento, uma vez que nas grandes cidades pode ser de mais de 3 horas.As principais vantagens de trabalhar em casa é o conforto, não precisar encarar o transito e reduzir os gastos com aluguel, energia, e telefone. Mas existe também desvantagem, pois a sempre a possibilidade da pessoa perder o foco no trabalho. Para isso profissionais do ramos dão algumas dicas:
  • Instale seu Home office em um lugar isolado longe do fluxo da casa , ou separe um canto onde você possa realizar suas tarefas com conforto e sossego. O local deve ter boa iluminação, e de preferência ficar distante de distrações visuais e auditivas;
  • Adquira todos os equipamentos necessários para a execução do seu trabalho, isso inclui computador, impressora, material de escritório e principalmente uma linha telefônica exclusiva para o trabalho. e se necessário estude a possibilidade de contratar serviços de escritório virtuais para alugar salas para reuniões, serviços de motoboy e atendimento telefônico profissional;
  • Vestir-se adequadamente ajuda a separar a sua rotina doméstica da profissional. Nada de ficar de pijama!
  • Disciplina! Defina horários para o início e termino do horário de trabalho. É importante conversar com a família e estipular limites de convivência, os familiares precisam entender que mesmo presente você esta em seu ambiente de trabalho.
Com essas dicas analise a possibilidade de trazer mais conforto para a sua atividade de trabalho, reduzir custos e o melhor de tudo... Acabar com o estresse do engarrafamento. Boa sorte a todos!

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